Fotos de natureza | Geoparque Arouca

Posted by on Jan 13, 2013 in Blog | 0 comments

Fotos de natureza | Geoparque Arouca

O Concelho de Arouca tem como principal atracão o seu GeoPark,  fica situado entre o Porto e Aveiro. O Merujal, Mizarela, Albergaria da Serra são algumas aldeias situadas no cimo da Serra da Freita, que juntamente com a Serra da Arada e a Serra do Arestal formam a Maciço da Gralheira. Um pouco por todo o concelho é possível encontrar as geosítios com milhões de anos. Desde a Pedra parideira, um fenómeno geológico extremamente raro. A Pedra Boroa do Junqueiro, situada no planalto da Serra da Freita no meio de uma paisagem completamente idílica. Talvez um dos sítios do país onde é possível visualizar facilmente trilobites de mais de 280 milhões de anos, um verdadeiro paraíso geológico e paisagístico. A grande frecha da Mizarela, uma das maiores quedas de água da Península Ibérica.

 Pedra-Broa_MG_0897

 

Merujal, são 17h e uma tarde do fim do mês de Julho e acabei de chegar ao Merujal. Logo à entrada da aldeia, vejo um spot magnífico, paro o carro, apontei o azimute da direção com mais potencial. Senti que havia qualquer coisa. Após verificar os dados, mais agradado fiquei. Lua quase cheia, a nascer perto da hora do pôr do sol, no local que eu queria! Isto esta a começar bem. Tendo em conta que os fotógrafos encontram sempre algo onde pensam que podem melhorar. O que me atraiu essencialmente foi a linha de no topo da montanha, um recorte lindíssimo.O ocaso do sol seria por volta das 21h, ás 19h30 já lá estava. Teria cerca de 1h para inventariar tudo, o que queria seria possível colocar em primeiro plano. Tentando organizar o caos, de câmara na mão procurando algo que fizesse sentido. Então à beira de um precipício de seis metros, encontrei uma composição, que faz jus ao local. A vegetação muito intensa poderia simplificar um chão caótico, esta parte já é subjetiva. Tudo boas razões para eu estar radiante. Com certeza regressarei mais tarde.

Sierra Summer

Serra da Freita, talvez dos locais com mais beleza e tranquilidade que visitei em Portugal. Este país quanto mais descubro e me perco mais diverso e bonito o acho. Um pequeno vale, com dois picos de linhas suaves, pouco acentuados. Duas oliveiras um pequeno riacho uma vedação feita em pedra. Idílico. A lua, quase cheia, vai aparecer no sítio certo.

(Após esta visita ao concelho os fogos intensos fustigaram dias seguidos o Maciço, que empobrecerá mais uma terra esquecida.) Um local pouco conhecido de beleza única, merece mais do que uma visita. http://www.geoparquearouca.com/

“Coincidência Eterna”

 

escrito e fotografado por Marco Santos Marques – Fotos de natureza – Geoparque Arouca

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

captcha

Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On Google PlusVisit Us On PinterestVisit Us On YoutubeVisit Us On Linkedin