Fotos de Natureza | XXV Concurso Fotográfico de Manteigas | Parque Natural Serra da Estrela

Posted by on Jan 13, 2013 in Blog | 0 comments

Fotos de Natureza – XXV Concurso Fotográfico de Manteigas – Parque Natural Serra da Estrela

No passado dia 30 de Abril foram conhecidos os resultados do  XXV Concurso Fotográfico Município de Manteigas.

Marco Santos Marques obteve o segundo lugar no  âmbito da categoria “Manteigas e o espaço envolvente”, com a imagem “Simetrias de Santo António” ( ligação para a notícia no sítio http://www.multimedia.guarda.pt )

Na passada quinta-feira nevou na Serra da Estrela e embelezou a paisagem com a sua indumentária branca. Queria captar uma imagem simples direta com a neve imaculada,  mas não iria ser fácil pois existiam muitos tufos de vegetação congelada que visualmente não seriam aprazíveis e “descompunham” a paisagem.

O primeiro local visitado no sábado ao nascer do sol, foi a Nave de Santo António. Os 4 graus negativos tornaram a tarefa mais difícil, mas a vida de fotografo é mesmo isto. Uma caminhada de 500 metros com neve pelo tornozelo serviu para aquecer os corpos gelados.

Para esta composição o momento de luz  teria que ser especial e especifico. Não queria o habitual pico iluminado, com o risco a meio do pico, pois acho que visualmente ficaria pouco interessante neste enquadramento. Queria algo que sugerisse a magia da paisagem e do momento único tal como ele foi.

Procurava algum elemento que dirigisse o nosso olhar para a nave e encontrei um local junto a um pequeno ribeiro que apontava directamente para lá. Após uma espera de uma hora, a esperança diminuía a cada minuto que passava, pois, o nevoeiro era cada vez mais denso, e caiam alguns farrapos de neve.

Por mais que “evocasse” os deuses da montanha,  parecia que nada iria acontecer,  mais espertos do que eu, tinham ficado a dormir até mais tarde.

Uma abertura no nevoeiro criou esperança em mim e passados poucos minutos, fui brindado com 10 minutos dessa luz especial com uma diversidade incrível. Mas foi o primeiro disparo desta sucessão de momentos que prevaleceu. Mais me fez crer que o melhor seria estar sempre preparado, mesmo quando parece que nada vai acontecer.

 Curto encontro

“Simetrias de Santos António”
 

A luz como eu visualizara,  evidência o plano mais longínquo da imagem. Fazendo ao mesmo tempo que a mesma tenha dois equilíbrios de brancos naturais e diferentes. Um no primeiro plano mais azulado por estar à sombra, iluminado pelo céu azulado por cima de mim. No segundo plano, mais avermelhado e quente iluminado pela nuvem, no topo da foto. O momento foi, é e será sempre inesquecível. Os deuses não dormem…

Dados técnicos: Canon EOS 5D, 17-40mm, com filtro polarizador e um filtro ND graduado de transição suave de dois stop’s, tripé e cabo disparador.

Um agradecimento especial ao Pedro Santos e ao Miguel Serra 🙂

escrito e fotografado por Marco Santos Marques – Fotos de Natureza

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem

captcha

Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On Google PlusVisit Us On PinterestVisit Us On YoutubeVisit Us On Linkedin