Menu

BLOG

O drama da luz pura.

Quero primeiro que tudo dar as boas-vindas a todos que visitarem o meu blog e site. Sendo este o primeiro texto sobre a visualização e o modo de melhorar um enquadramento. A ideia de escrever sobre estas duas fotografias começou pela incerteza de saber qual das duas mais me agrada. A ideia visualizada (Pure) e o mesmo enquadramento com uma exposição ligeiramente mais longa, que através do processamento de edição, optei pelo preto e branco (Inpure) fez-me tal reticência. Mas tendo noção da qualidade das duas era uma boa oportunidade de escrever o que me vai na mente sobre elas e um arranque interessante para o Blog.

O drama puro da luz por Marco Santos Marques, Fotografia de Paisagem
(versão a cores)

Este enquadramento, que descobri no verão de 2007, sobre o qual reflecti quais os elementos necessário para torná-la uma grande e dramática fotografia de paisagem marítima. O objectivo é dirigir o olhar para enseada mais ao fundo criando diversos elementos na foto que potenciassem esse caminho através da foto.

Tracei então alguns objectivos iniciais:

Primeira ideia; o plano mais longínquo, a enseada, seria directamente iluminada pelo sol, estando o primeiro plano à sombra causada por uma nuvem passageira, as diferentes intensidades de luz teriam que ser evidentes.

Segunda ideia; céu dramático, poderoso, bem definido e bem escuro, para contrastar com a enseada iluminada. Quem conhece bem o local sabe o ventos fortes que o atravessam, o que dificultaria a probabilidade de ter um céu com nuvens. No Guincho o mais normal é um manto de nuvens bem dentro do oceano, que grande parte das vezes não permite que se veja o pôr do sol até aos seus últimos raios.

Terceira ideia; uma onda que rebentaria nas rochas do primeiro plano esquerdo. Portanto nem maré muito vazia, em que as ondas nem sequer chegariam à rocha no primeiro plano esquerdo, nem maré muito cheia, pois assim, nem sequer conseguiria estar neste local, tal é o alcance das ondas.

O drama puro da luz por Marco Santos Marques, Fotografia de Paisagem
(versão preto e branco)

Entre a ideia e possibilidade de a conceber dois anos passaram, muitos tipos de luz e ambientes foram experimentados; nevoeiro, ao nascer do sol, ao crepúsculo, enfim mais de uma dezena de tentativas.
Apesar de ter uma visualização do que queria, como referi anteriormente, este segunda versão do mesmo enquadramento, marcou me e teria que partilhar.

Ambas as fotos foram realizadas com filtos graduados suaves de 2 stops, a versão a preto e branco com um “full” graduado de 4 stops para uma exposição mais longa.

Marco Santos Marques